O sistema de freios é um dos componentes mais importantes de um automóvel, pois muitas colisões e acidentes de trânsito podem ser evitados pelo bom funcionamento desse sistema, por isso ele precisa de atenção constante.
De extrema importância para a segurança do veículo, sistemas de freio possui componentes como disco de freio, tambor de freio, pastilhas de freio e lonas de freio, entre outros.
Todo o sistema de freios trabalha simultaneamente e tem a finalidade de controlar a velocidade e desacelerar o veículo até a sua parada e imobilizá-lo no momento em que estiver estacionado.
Para garantir uma frenagem segura é necessário que os componentes do sistema de frenagem atuem de forma eficiente. Com o uso intenso dos freios, causado pelos esforços e altas temperaturas, o sistema sofre o desgaste natural de seus componentes.
É de extrema importância a substituição dos componentes do sistema de freio quando o veículo apresentar sinais de desgastes e vazamentos, sendo recomendável a sua verificação regularmente.
Além de ser um item de segurança do veículo, o sistema de freios é muito complexo no que se refere a manutenção. Ele é composto de:
Componentes de Fricção ► Os componentes de fricção são todos aqueles que agem utilizando o atrito entre as partes para efetuar a frenagem
Sistema Hidráulico ► Os componentes hidráulicos potencializam as forças das peças que entraram em atrito ou são utilizados para acionar determinadas peças que farão o freio funcionar.
Peças que compõem o sistema de freio (componentes de fricção):
- Disco de freio – podem equipar a parte dianteira, ou a dianteira e a traseira.
- Tambor de freio – utilizados na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos são encontrados também na dianteira.
- Pastilha de freio – utilizadas em conjunto com os discos.
- Lonas de freio – utilizadas com os tambores.
Peças que compõem o sistema hidráulico:
- Cilindro mestre – direciona o fluído de freios para acionar a frenagem de cada roda.
- Servo de freio – aumenta a força empregada no pedal de freio, que por sua vez irá acionar todo o sistema.
- Cilindro de roda – aciona o freio traseiro quando este utilizar o sistema de tambores.
- Pinça de freio – peça onde se encaixa a pastilha de freio, pressionando-a ao disco.
Se ao pisar no freio você notar algum barulho estranho ou sentir que o carro puxa para um dos lados, pode estar na hora de fazer a revisão nos freios. Outro sinal de que eles podem estar precisando de manutenção é se você sentir que a direção ou as rodas estão tremendo ao frear o veículo.
Quando revisar os freios?
- Quando você ouvir assovios ao frear
- Quando ocorrerem vazamentos nos cilindros ou mangueiras
- Se o carro puxar para algum lado quando o freio é acionado
- Se o pedal de freio pulsar quando for acionado
- Se o pedal de freio ceder (abaixar) quando mantido acionado
- Quando for necessário completar o fluido de freio constantemente
- Quando a luz do painel se acende, acusando algum problema no sistema
- Quando os freios não apresentarem potência
FREIO A DISCO: Funciona por meio da compressão das pastilhas junto ao disco de freio. |
FREIO A TAMBOR: |
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